Esfriando o D-Link 500B


Seu modem D-Link 500B vive perdendo a conexão ? Tem que desligar, esperar esfriar para poder conectar novamente? Mora em local quente como o Nordeste ? Resolva seus problemas! Faça uma modificação no seu aparelho.

Abaixo uma foto da placa do modem D-Link 500B:

500b_placa1

Verifique que ele possui um chip Broadcom.
Nesse chip precisamos fazer o controle da temperatura.

Material Necessário para solução:

Dissipador de metal, Cooler (Fan/Ventoinha) de 25mm por 25mm  de 5V (caso queira utilizar um de 12 volts será necessário um eliminador de pilhas ou alguma fonte que forneça a corrente necessária para ligar o cooler) e pasta térmica.

 

Exemplo da solução:

500b_placa2

Fixe o cooler no dissipador, aplique a pasta térmica em cima do chip broadcom e fixe o dissipador em cima do chip broadcom. Se o seu dissipador for grande, tome cuidado para que o metal não faça contato com outras partes da placa, pois nesse caso poderá ocorrer danos a mesma.

 

500b_placa3

Pegue o Fio negativo (Preto) do cooler e ligue na parte externa do plug de alimentação do próprio modem, caso o seu cooler seja de 5v.

500b_placa4

Pegue o fio vermelho e ligue no buraco próximo ao plug de energia como na foto acima. Esse local da placa possui corrente positiva.

500b_placa5

Pronto o seu modem não terá mais problemas com aquecimento. Lembre de isolar as partes onde o dissipador toca outros componentes. Use um pedaço de papel ou algum material conveniente para isolar os componentes.