A partir de agora, os serviços de navegação GPS em aparelhos da Nokia serão de graça. E isso inclui a orientação ponto a ponto guiada por voz, além de informações essenciais como navegação veicular e para pedestres, em 74 países e 46 idiomas, além de mapas de mais de 180 nações. Basta verificar se seu modelo é compatível e fazer o download – tudo em http://www.nokia.com.br/mapas.
Em todo o mundo, o novo Ovi Mapas já está disponível para download em dez aparelhos da Nokia. No Brasil, ele pode ser instalado no Nokia 6710 Navigator, no Nokia 5800 Comes With Music e, nas próximas semanas, no Nokia N97. Até o final de abril serão sete modelos no país e, em breve, outros serão incluídos nessa lista.
A proposta da Nokia é tornar o uso do GPS em celulares e smartphones tão comum quanto o ato de enviar um SMS ou tirar uma foto. E, para isso, nada melhor do que integrar telefone celular e GPS em um só dispositivo com o Ovi Mapas. A idéia é já incluir o serviço gratuito em todos os novos modelos Nokia embarcados com GPS.
* Pacote completo e gratuito – A nova versão do Ovi Mapas virá instalada no aparelho com os mapas do país onde ele for comprado, incluindo orientação por voz, entre outras funcionalidades gratuitas, que poderão ser usadas durante a vida útil do aparelho, sem a necessidade de licenças adicionais. Aparelhos que já estiverem no mercado e que são compatíveis com a nova versão precisam ser atualizados para usufruir o novo aplicativo.
* Navegação sem tráfego de dados – Ao pré-carregar os mapas, é possível usar o Ovi Mapas no modo offline, economizando a bateria do aparelho e na conta telefônica no final do mês, mesmo em viagens internacionais ou em locais sem cobertura de rede de dados.
* Tecnologia de mapas exclusiva – Os mapas da nova versão do Ovi Mapas têm alta resolução, mas o consumo de dados é menor e permite a navegação futura, mesmo quando sem sinal da operadora. Isso significa que os mapas baixados ou atualizados gastam aproximadamente metade da banda de outros provedores de mapas.
* Orientação por voz – A navegação ponto a ponto agora é gratuita para motoristas e pedestres com aparelhos compatíveis, com milhares de pontos de interesse, além de caminhos alternativos por onde os carros não passam, como parques ou passarelas em mais de 80 cidades em todo o mundo, e seis mil pontos turísticos em 3D em mais de 200 cidades.
Fonte: Bruna Gonçales, da Agência Riot.