Ubuntu 10.04 LTS

 

A Canonical lançou o Ubuntu 10.04 versão final. Essa versão é LTS (Long Term Support), que tem um tempo de suporte maior: 3 anos de suporte com atualizações para desktops e servidores.

Sendo LTS ele não deverá receber tantas atualizações nos programas inclusos, especialmente versões pouco testadas ou que apresentem mudanças radicais. As atualizações geralmente são de segurança e bugs mais graves. Para ter sempre o software mais recente servem as versões “comuns”, lançadas de 6 em 6 meses com atualizações da maioria dos programas. A LTS cobre o espaço da comum lançada agora, mas daqui seis meses deverá sair o 10.10 com recursos que não serão atualizados no 10.04.

O visual do Ubuntu 10.04 foi remodelado, conforme muitos já acompanharam nas notícias anteriores (do logotipo e aparência, e das versões em desenvolvimento). Tema novo, botões das janelas à esquerda (é razoavelmente fácil movê-los para a direita de volta), boot mais rápido, driver Nouveau para placas Nvidia por padrão, Ubuntu One para guardar arquivos, loja de músicas online integrada ao sistema, remoção do GIMP e inclusão do Pitivi, menu “social”, central de software atualizada e muito mais fazem parte de uma das versões mais promissoras do Ubuntu.

Um breve lista das principais novidades com fotos aqui. O Ubuntu tem suporte a quase todas as linguas (português Brasil incluso) e é gratuito. Para baixar-lo clique aqui. Fonte: guiadohardware.net