Google Project Shield

O Google está acenando sua bandeira pró-liberdade da internet mais uma vez. Chamado de Project Shield (sim, o antigo nome do console portátil da Nvidia), seu novo programa tem como objetivo proteger os sites de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS).

O tráfego dos sites participantes será encaminhado através da infraestrutura do Google, então o ataque DDoS precisaria ser muito grande para derrubá-los. Além disso, a ideia é combinar as tecnologias do Google para mitigação de DDoS com o Page Speed Service: trata-se de uma ferramenta para os desenvolvedores otimizarem o site, e fazerem suas páginas carregarem mais rápido.

A infra-estrutura do Google com certeza é resistente, mas nenhum site está completamente seguro contra ataques DDoS. Hackers gonna hack, e com base em precedentes, eles estão cada vez melhores nisso. E o Google avisa isso aos potenciais participantes: “não há garantias no que diz respeito aos níveis de uptime ou proteção”. A empresa também menciona que eles podem cobrar pelo Project Shield no futuro; por enquanto, ele é gratuito. Para se cadastrar clique aqui. Fonte: Gizmodo.