Android Market mais seguro

 

 

O Google revelou na semana passada que está verificando todos os novos e antigos aplicativos da sua loja do Android (Android Market). Antes dessa novidade, o usuário estava suscetível a arquivos maliciosos que poderiam invadir seus aparelhos móveis assim que downloads fossem feitos da loja.  Só no ano passado o Market do Android bateu a marca de 11 bilhões de arquivos baixados.

O mecanismo que atende pelo nome de “Bouncer” fará uma checagem completa em todos os arquivos existentes por softwares maliciosos na loja sem afetar a experiência de seus usuários, otimizando a navegação.

Assim que o desenvolvedor upar seu arquivo, instantaneamente o Bouncer fará uma varredura no arquivo por malwares, spywares e trojans. A tecnologia será toda em nuvem e o software irá simular um ambiente de Android para saber o que aquele determinado arquivo fará com o sistema. O mecanismo analisará todas as contas dos desenvolvedores e banirá aqueles que estão distribuindo arquivos maliciosos – alguns já foram banidos inclusive. O Bouncer já está em uso desde 2011 e registrou uma queda de 40% no número de downloads potencialmente maliciosos na loja do Android.

Além desta ferramenta, o Google conta com outras ferramentas que ajudam na proteção de seus usuários, tal como o SandBoxing que cria uma limitação de acesso do vírus quando ele já infectou o seu aparelho, impedindo que ele possa acessar demais dados do seu Android e o sistema de Permissões, que lhe permite gerenciar as preferências dos seus aplicativos. Fonte: Carlos Zamoura. Leia aqui o post oficial do Google sobre o Bouncer.